12.07.2024 | Sustentabilidade
A “temporada reprodutiva” das baleias jubarte iniciou no mês de junho e vai até novembro. Anualmente, nessa época, há uma significativa concentração desses grandes cetáceos no litoral do Espírito Santo. Algumas baleias já apareceram perto do empreendimento portuário da Imetame, situado em Barra do Riacho, na orla de Aracruz-ES.
Em harmonia com as atividades de construção do complexo, a Imetame Logística Porto tem como práticas socioambientais, o compromisso com a proteção da vida marinha que habitam e visitam as regiões próximas do Porto.
Sempre atentos e conscientes desse importante período para a conservação das baleias-jubarte, os Observadores de Bordo (MMO), formados pela equipe de Sustentabilidade da Imetame em parceria com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ) atuam na dragagem do Porto. Essa equipe mantém os olhares atentos ao horizonte para sinalizar aos Comandantes das embarcações (rebocadores) sobre a presença desses animais durante o trajeto para a área de descarte de sedimentos dragados (bota-fora).
Nessa época, também são intensificadas, junto às tripulações, as leis e normas referentes a conduta e boas práticas para navegação em harmonia com a megafauna marinha. Caso mereça, o trajeto da embarcação é interrompido temporariamente, ou alterado para manter a distância adequada.
Visando ampliar a sensibilização e conscientização da importância e beleza da espécie, quando avistadas, a tripulação é convidada a contemplar a presença das baleias e seu comportamento (saltos, borrifos, batidas de nadadeiras, dentre outros).
Esse mês, o empreendimento alcançou o marco de 2000 ciclos de dragagem, totalizando mais de 12.000 milhas náuticas navegadas, o que corresponde a mais de meia volta ao mundo, sem quaisquer interações negativas com cetáceos (baleias e golfinhos) ou quelônios (tartarugas).
Crédito fotos: Instituto Baleia Jubarte (IBJ).