28.09.2023 | Infraestrutura
As obras civis do complexo logístico portuário avançam e recebem novo status com o início da fabricação dos pré-moldados, com gestão e operação da própria Imetame. O concreto especial para a fabricação das estacas do cais será produzido na central de concreto instalado pela própria Imetame.
Com mais de 30 toneladas cada, as estacas sustentam a estrutura do cais que funciona como uma plataforma para as operações dos navios. Para a primeira fase, o porto contará com terminal especializado para contêineres e carga geral.
Concretizada a contratação de uma empresa especializada para a realização da perfuração para cravação das primeiras 620 estacas do cais do terminal de container.
Para o início das operações na primeira fase em 2025, o cais estará apto para o embarque e desembarque de containeres e carga geral, que além de equipamentos especializados para movimentação de contêineres, também estão previstos dois Mobile Harbour Cranes (MHCs), equipamentos versáteis capazes de movimentar desde contêineres até as mais variadas cargas soltas como bobinas de aço, rochas e máquinas pesadas. Os equipamentos especializados do Terminal de Contêineres, ainda nessa primeira fase, serão 4 portêineres capazes de atender navios New Post Panamax com 366m de comprimento e 51 metros de boca (21 filas de contêiner).