Acompanhe

IMETAME LOGÍSTICA PORTO: INDICADORES AMBIENTAIS PARA UMA GESTÃO EM HARMONIA COM O MEIO AMBIENTE!

17.04.2024 | Sustentabilidade

As obras de instalação do empreendimento portuário estão avançando e, em harmonia com a preservação do meio ambiente, a Imetame Logística Porto vem realizando atividades que buscam a  conservação dos recursos naturais. Para tanto, a utilização de indicadores ambientais é uma das ferramentas utilizada para apoiar a gestão ambiental e análise dos resultados alcançados pelas ações preventivas e de melhoria nos processos.

Os indicadores reúnem informações importantes sobre as características ambientais da região direta e indiretamente influenciada pela instalação do porto, e geram subsídios para análises temporais e frequentes, como suporte à gestão ambiental. Assim, com o avanço dos monitoramentos, as séries temporais de dados obtidos garantem não apenas a conformidade com a legislação, mas também possibilitam ações preventivas, caso algum resultado demonstre variações diferentes do esperado.

Os indicadores utilizados pela IMETAME foram definidos em sintonia com os recomendados no Índice de Desenvolvimento Ambiental – IDA –  administrado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Embora esse índice esteja voltado para portos em operação, sua escolha apoia a empresa na busca por aperfeiçoamento constante da cultura de sustentabilidade, tornando-se instrumento de gestão e controle ambiental durante as obras de instalação do empreendimento.

Um exemplo importante de como são geradas informações que subsidiam os indicadores, são os programas de monitoramento marinho. Estes programas tem por objetivo avaliar como as atividades de instalação do Porto e as operações de dragagem influenciam a qualidade do ambiente, avaliando aspectos relacionados a água do mar, sedimentos, fauna e flora associadas, por meio da caracterização de diversos parâmetros físico-químicos, biológicos e eco toxicológicos.

 Já na equipe da EAGLE, empresa de dragagem do Grupo Imetame,  atua uma equipe de bordo especializada no acompanhamento das atividades e no registro da ocorrência de fauna (quelônios e cetáceos, a exemplo de tartarugas marinhas e golfinhos). A presença destes animais, bem como a ausência de interações negativas com as espécies, tanto na área de dragagem, quanto nos deslocamentos de rebocadores e batelões para descartes de sedimento no bota-fora marinho, representa um dos mais importantes indicadores de qualidade ambiental na região.

 Desde o início da atividade, em setembro de 2022, 7.450 milhas náuticas (13.800 km) foram navegadas em harmonia com a fauna marinha, sem interações que pudessem causar efeitos indesejados aos animais.

Além desta ampla gama de dados ambientais, são também monitorados os índices de geração e destinação correta de resíduos e efluentes, e diálogos com as comunidades vizinhas.

É dessa forma que avançamos, dia a dia, investindo na busca por desenvolvimento sustentável da região em que atuamos.