Desde a etapa de construção, o Porto já busca, por meio de monitoramento de indicadores ambientais, sociais e econômicos, uma gestão ampla, que durante os primeiros anos de operação servirá de referência para demonstração do comprometimento da empresa com o ESG (Environmental, Social and Governance, termo em inglês que se refere às esferas ambiental, social e governança corporativa da empresa).
Os programas realizados pela Imetame estão em sintonia com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que são utilizados como referência para portos de todo o mundo.
Desde 2016 pelo programa são recuperadas áreas de ecossistemas florestais, nascentes e matas ciliares, já com resultados em diversas regiões do norte capixaba.
Mais recentemente, o Reflorescer iniciou ações com ênfase no replantio e fortalecimento florestal de áreas indígenas, plantando árvores frutíferas e presentes na medicina tradicional dos povos nativos. Áreas em aldeias próximas a orla Aracruzense, na região de influência indireta do Porto, vêm sendo preenchidas por espécies originais da Mata Atlântica.
Viveiro de mudas de espécies nativas, frutíferas e medicinais
Reflorestamento de mais 320 hectares
Mais de 1 milhão de árvores plantadas.
Laboratório para melhoramento genético de espécies nativas
Viveiro de mudas de espécies nativas, frutíferas e medicinais
Reflorestamento de mais 320 hectares
Mais de 1 milhão de árvores plantadas.
Laboratório para melhoramento genético de espécies nativas
Incentivamos e apoiamos famílias da comunidade na produção de sabão artesanal, contribuindo com o meio ambiente e criando uma opção de renda complementar para essas pessoas.
No desenvolvimento dessa ação, os colaboradores também são incentivados a entregarem as sobras de óleo usado de suas casas em pontos de coleta na Imetame, agregando ao programa a conscientização ambiental.
Neste programa, a implantação, o cuidado e o desenvolvimento de hortas são as ferramentas de transformação. As famílias recebem todos os materiais e as orientações necessárias para o cultivo das hortaliças.
Mais que uma fonte de alimento, o programa representa uma ferramenta de transformação, conscientizando e incentivando as famílias a viverem uma nova realidade.
O Cultivando uma Nova Consciência também é realizado em escolas, e busca ter foco na conscientização ambiental e alimentação saudável, integrando as famílias nesses conceitos que são importantes no dia a dia das crianças.
Outro diferencial deste programa, é a realização destas ações junto ao Centro de Detenção Provisória de Aracruz-ES com a horta solidária, sendo uma forma de ocupação e mudança de comportamento, além de apoiar instituições do município com a destinação de todas as hortaliças cultivadas.
No inverno, aquecemos o coração de milhares de crianças e idosos com a entrega de conjuntos de moletons, pijamas, mantas e edredons em comunidades que merecem a nossa atenção. Os colaboradores da Imetame se juntam para essa linda missão, participando desse momento de muita alegria, emoção, doação e gratidão. Na última ação, foram contempladas cerca de 17.600 crianças e 2.400 idosos.
Acreditamos que por meio do incentivo à educação, contribuímos com pessoas melhores para as próximas gerações. Desde 2004, realizamos a distribuição de kits de materiais escolares para milhares de crianças, despertando uma nova consciência para o futuro.
No lugar dos tradicionais brindes de fim de ano enviados aos clientes, realizamos sonhos de famílias especiais, presenteando-as com móveis, eletrodomésticos, material de construção, entre outros desejos e necessidades.
O programa teve início em 2004 e faz toda a diferença na vida das pessoas que participam, proporcionando um fim de ano especial às famílias beneficiadas. Essa ação gera uma conexão entre as famílias e os clientes, que contribuem com a realização desses sonhos a partir das parcerias e acordos firmados ao longo ano.
“Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial a ODS 14, sobre a vida na água estão no coração daquilo que a gente faz no Instituto Baleia Jubarte, que é buscar a harmonização das atividades humanas com a conservação da biodiversidade marinha e costeira, usando para isso as ferramentas da pesquisa e da educação ambiental. É por isso que o nosso trabalho, em parceria com a Imetame, de monitoramento acústico da região do Porto da empresa é tão importante, porque ele representa esse trabalho de harmonização do desenvolvimento econômico com a conservação da natureza no qual nós acreditamos.”
José Truda Palazzo – Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte
Desenvolvido desde 2019, com especialistas do terceiro setor e pesquisadores de Universidades Federais brasileiras, estamos indo além da demanda do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e criando um marco na geração de conhecimento na área de bioacústica aplicada a empreendimentos portuários, em especial a interação das atividades construtivas e, futuramente, operacionais, com pequenos cetáceos, quelônios marinhos, espécies importantes da ictiofauna, e formando a base para uma educação ambiental de qualidade.
Na determinação dos indicadores, considerou-se o Índice de Desempenho Ambiental (IDA), referência em avaliação de sustentabilidade portuária, utilizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), que anualmente classifica os terminais privados de acordo com este índice.
Desta forma, buscando harmonia entre o desenvolvimento das atividades portuárias e a conservação dos recursos naturais, desde o início da fase de instalação, estão sendo estabelecidos indicadores, formando parcerias e construindo um sólido banco de dados ambientais. Além de aperfeiçoar nossa gestão de sustentabilidade, também estaremos criando parâmetros para auxiliar a mitigação e prevenção de impactos indesejados ao meio ambiente e, mais que isso, consolidando ferramentas de educação e conscientização para as comunidades que nos cercam.