Acompanhe

PORTO DA IMETAME PREPARADO PARA RECEBER OS MAIORES NAVIOS DO MUNDO

23.04.2025 | Infraestrutura

Em plena construção no Estado do Espírito Santo, no município de Aracruz, a 80 km da capital Vitória, o Imetame Logística Porto desempenhará um papel estratégico na evolução do cenário logístico portuário brasileiro, ao ofertar capacidade de recebimento de navios de grande porte, que atualmente operam em apenas alguns portos e com limitações de volume. Desta maneira, o porto contribuirá significativamente para a otimização da operação de outros portos brasileiros, proporcionando maior eficiência no escoamento de cargas e fomentando a integração do sistema portuário nacional.

Com uma profundidade atual de 17 metros, e potencial expansão para 25 metros no futuro, o Porto contará com uma infraestrutura de ponta capaz de receber a próxima geração de navios porta-contêineres (New Post Panamax), além de oferecer a robustez necessária para acomodar a mudança no perfil de transporte, com a operação de granéis sólidos em navios Capesize.

O Imetame Logística Porto atuará como um hub estratégico para a distribuição de cargas, conectando portos do Brasil, do Mercosul e, especialmente, os serviços provenientes da Ásia. Ao integrar os meganavios que operam nas rotas internacionais com os navios de cabotagem e feeder, o porto se consolidará como um elo vital para o comércio internacional, representando um marco significativo na dinâmica logística global.

Para o início da primeira fase de operação do porto, no segundo semestre de 2026, o cais contará com dois berços. O terminal de contêineres irá entrar em operação com capacidade de movimentação anual de 300 mil TEUs. Quando operar em capacidade total, terá condições operacionais para movimentar cerca de 1 milhão de TEUs. Em seu primeiro ano de operação, a estimativa do porto é a movimentação de 80 mil contêineres e 500 mil toneladas de carga geral.